1986: Thalía entra no grupo Timbitiche substituindo Sasha, ex-integrante do grupo. Os demais integrantes da banda permaneceram, mas sem Sasha era necessário uma menina a mais na banda. Urgentemente.

Todos colocaram mãos à obra e poderíamos dizer que o compositor Kiko Campos foi quem encontrou a Thalía: "Pediram-me que eu escrevesse umas músicas para o Timbiriche. Peguei a pior época do grupo, na qual haviam deixado de ser crianças e estavam em uma etapa muito sem sal. Quando fiz os testes com a Thalía, percebi que era uma garota muito bonita e que cantava muito bem. Apesar de ser quase uma menina, tinha algo especial, um jeito sexy...Então, falei para Luis que ela poderia ocupar o lugar de Sasha".

Sua primeira apresentação na banda foi em 15 de setembro, no Teatro Insurgentes. Claro que a nossa musa foi super bem recebida, já que além de linda, tinha um tom de voz único. "No começo, fazer parte do Timbiriche foi uma grande experiência, porque éramos muito amigos e unidos, tenho maravilhosas recordações de todos nós juntos", diz Thalía, que dividiu palco com Eduardo Capetillo, quem mais tarde seria seu par romântico na novela Marimar.

O primeiro disco em que Thalía participa com o grupo é chamado de Timbiriche 7, que saiu à venda em novembro do mesmo ano. Foi este o LP de maior sucesso da banda, que tinha como tema principal falar de amor e desamor. Mesmo com todo rebuliço que o grupo conseguia com este LP, em dezembro Mariana Garza decide deixa os companheiros para seguir carreira solo. Para ocupar seu lugar entra Edith Márquez.

A partir do disco Timbiriche VIII y IX, que era um álbum duplo (apesar de também ter sido vendido separado) o Timbiriche mostrava marcas de independência, porque cada um já cantava suas próprias músicas. Timbiriche VIII e IX, que vendeu mais de 200.000 cópias, teve como maiores sucessos as canções cantadas por Thalía ("No sé si es amor" e "Todo o Nada").

Thalía ganhou o prêmio de Melhor Corpo" cedido pela revista TV y Novelas numa enquete mediante a milhões de votos. Depois disso, Thalía aparece na primeira edição da revista Eres (16 de setembro de 1987) recebendo "Estrella de Plata" e "Calendario Azteca" por sua incrível atuação na telenovela Quinceañera.

Em 1989 Thalía recebe sua seção exclusiva na revista TV y Novelas Espectáculos onde ela dava muitos conselhos de beleza e outras dicas, já que naquela época, ela era tida como uma linda mulher, mais tarde, proclamada a "Imperatriz da Beleza". Tempo mais tarde, ainda no mesmo ano, Thalía decide deixar o grupo, já que não se sentia totalmente satisfeita com a banda. Eram constantes as brigas com Diego e Paulina. Esta última, considerada até hoje sua grande rival. O desentendimento entre ambas aconteceu em uma apresentação: "Os microfones de cada integrante tinham uma cor específica. Sem querer, acabei me confundindo e peguei o microfone da Paulina. Ela simplesmente o arrancou de mim, de uma maneira violenta e brusca, em pleno show."

Thalía faltava muitas vezes os treinos por causa das gravações das novelas, que lhe consumiam muito tempo. Além disso, a cantora sentia necessidade de voar mais alto: "Deixei o Timbiriche porque sou uma pessoa que gosta sempre de se superar no que faz. Senti que já tinha chegado a hora de eu traçar minha própria carreira". Nessa época Thalía estava nas gravações de Luz y Sombra.

As pessoas de quem Thalía mais lembra com carinho são a Mariana, com quem dividia os quartos na turnê e era a pessoa mais amiga da banda, e do Érick, que sempre fora muito educado e gentil com nossa musa.

Thalía gravou as seguintes músicas sozinha:
Quinceañera - Disco Quinceañera
Más Que Un Amigo, Si No Es Ahora - Disco TIMBIRICHE 7
Todo o Nada - Disco TIMBIRICHE VII
No Sé Se Es Amor, Me Estoy Volviendo Loca - TIMBIRICHE IX