.::1990 a 1999
_____________________________________________________________________
Iniciando a carreira solo
Esse tempo tomado para preparação foi muito importante, já que a mexicana não queria fazer feio quando voltasse ao México. Thalía compõe canções ao lado de Alfredo e bola um vestuário super original e baseado nos anos 70: com flores por todas as partes, até mesmo no microfone!

1990: Thalía regressa ao México e apresenta o seu trabalho como cantora solo de uma maneira sexy, power flower. Todos se surpreenderam com sua nova imagem e suas músicas.

Criticaram muito sua canção "Saliva", que foi proibida nas rádios, ao mesmo tempo, alguns diziam que a música "Un Pacto Entre los Dos" era uma canção sadomasoquista.
"Um momento que nunca esquecerei em minha vida foi quando cheguei ao México depois de todos haverem me visto em Quinceañera, como menina, e depois como mulher fatal, de pestanas postiças, mecha, power flower, umbigo de fora. Não entendiam o que eu queria passar e fui muito criticada!", conta Thalía.
Como resultado, Thalía ficou muito deprimida e desiludida. Cansada e insatisfeita com a crítica, seu esforço, dinheiro e trabalho postos em jogo, pensou em abandonar sua carreira de cantora. Foi descansar a cabeça tirando férias em Los Angeles. Lá, Alfredo lhe propõe casamento. Estava tão cansada e desiludida do meio artístico que não lhe deu importância, pedindo-lhe mais tempo. (Confira mais detalhes do romance de Thalía e Alfredo em "Amores" aqui no site).




1991: Alfredo e sua mãe insistem para que Thalía não deixe de cantar. Ela junta esforços e vai a Paris para estudar e melhorar sua imagem. Na Itália buscou novos temas, lançando no mesmo ano o disco Mundo de Cristal. Esse álbum deu um empurrãozinho, pois caiu no gosto popular devido à sua qualidade.
Sobre este momento, Thalía recorda: "Estive a ponto de me casar com Alfredo. Já tinha preparado tudo, até que um dia despertei e disse: 'Não me caso!' Pensando que poderia truncar minha vida para sempre. brigamos e decidimos separar nossas vidas para sempre. Foi algo muito trágico em minha vida".

1992: Thalía vai à Espanha numa viagem promocional, onde conheceu um dos homens mais importantes da televisão espanhola: Emilio Aragon, que a convidou para apresentar consigo seu programa Vip de Noche aos domingos no horário nobre. Todos, absolutamente todos os jornais falaram da estréia de Thalía. Diziam que ela era a Madonna mexicana, uma verdadeira bomba sensual. Usaram mil qualidades para descrevê-la. "Foi uma experiência muito bonita, me diverti muito, pois os espanhóis são pessoas muito alegres. Não era muito de ir a discotecas, mas lá, meu Deus, todos os dias eram de arrebentar!"

No primeiro domingo que se transmitiu o programa, foi um sucesso total. No outro dia, todos os jornais falavam da sua simpatia e sensualidade. Logo, três meses se passaram e ela teve que voltar ao seu país para anunciar que o contrato com o Vip de Noche havia sido prorrogado por mais três meses e que também teria participações nos programas Telecupón, Tal y Tal, Entre Amigos, Caliente e Vip Corazón. Thalía já estava com seu trabalho, Love, em mãos, quando conheceu Luis Carlos Esteban, compositor e produtor musical, a quem Thalía entrega seu terceiro disco para finalizar as composições.

Thalía conta: "Este trabalho tem muita vida e variedade de temas musicais, já que vai de 'Cién Años', composta por Pedro Infante, até 'Love' canção que em seu repertório traz ritmos vanguardistas do momento. Neste disco compuz 'Sangre' e para meu próximo trabalho incluirei 'Lágrimas', que escrevi num dia de repente em minha casa. Escrevi sua letra com batom sobre o espelho do piano." Sua permanência na Espanha foi muito comentada em toda a América, já que poucas vezes uma mexicana fez tanto sucesso no velho continente. Ainda em 1992, tentaram renovar o contrato com ela por mais algum tempo, mas não era possível, porque naquele mesmo ano estava para iniciar as gravações de Maria Mercedes.

A rainha das telenovelas
Chega a suas mãos um dos papéis mais importantes e compensadores de sua carreira como atriz: Maria Mercedes. A parcecia Thalía e Arturo peniche caiu no agrado de todo o público. Maria Mercedes causou tanto impacto no público, que chegou de imediato aos primeiros lugares de audiência não só no México, como nos Estados Unidos. Produzida por Valentin Pimstein, Maria Mercedes foi a primeira telenovela de Thalía e da Televisa a ter sucesso a nível internacional.
Sobre esa experiência ela conta: "O primeiro contato que tive com esta personagem foi quando estava na Espanha e me chamaram ao escritório de Valentin Pimstein para estudar a personagem. Ao escutar o nome do produtor Valentin não pensei duas vezes, e ao conhecer a história, confirmei minha participação, pois era algo que desejava fazer há muito tempo."
Em 31 de dezembro, grava o último capítulo da novela na Basílica de Guadalupe às 5:00hrs.

1993: María Mercedes esteve na lista das atrações mais assistidas em Nova York e Miami. Thalía recebe das mãos da produtora Varónica Pimstein seu novo papel em uma telenovela. Escrita por Inés Rodena, Marimar seria a personagem pela qual o público se apaixonaria e que seria o maior sucesso em países da Ásia e América Latina. Marimar, uma novela tida como familiar, conta a vida de uma bonita caiçara que cresce ao lado dos seus avós e se apaixona pelo filho de um fazendeiro, Sérgio Santibañes (Eduardo Capetillo).

1994: 7 de fevereiro: Inicia-se a transmissão de Marimar às 21:30hrs no Canal de las Estrellas. Nos dias que se seguiram fizeram uma campanha publicitária ainda maior. Tempo mais tarde, pouco menos do meio do ano, terminam-se as gravações de Marimar.

1995: Tem início as gravações de Maria do Bairro em julho, outro grande sucesso e que no ano seguinte, com o término da exibição, encerra a trilogia das Marias. O maior sucesso do México e dos maiotes dos Estados Unidos, América Latina, Europa e Ásia em peso, além de outros países dos demais continentes. Segundo um censo, as Três Marias, como são conhecidas mundialmente, foram as novelas mais vistas do planeta. A transmissão da novela iniciou em 14 de agosto.
Voltando a cantar
Neste ano, Thalía passa a integrar o cast da gravadora EMI Music México, empresa que lhe destina grandes projetos, iguais aos que já vinha realizando com tanto sucesso. Da mesma forma, a jovem e talentosa artista se converte no centro das atenções gerais do público, por conta de sua produção discográfica e pela participação na novela Maria do Bairo. A EMI nos apresenta uma nova Thalía, mais jovial, com uma super produção musical.
Thalía estreou na EMI Music apresentando ao público o álbum gravado em Miami e Nova York, En Éxtasis, de onde foi extraído o primeiro single: Piel Morena.
Thalía estava dando uma entrevista no Hotel o'Higgins quando lhe deram a notícia de que ela foi eleita a rainha do Viña del Mar. Dias antes, quando levantou as pessoas na capital do Chile, as palavras que dizia ao público refletiam o seu desejo: "Torçam por mim... Votem por mim...", pediu com um sorriso sedutor que teve efeito positivo entre os jornalistas e jurados.
O sucesso foi arrebatador, quarenta e cinco votos a mais que Odalys Garcia, a segunda colocada. Logo depois, ao receber o prêmio, Thalía confessou seus sentimentos: "É um passo muito importante em minha carreira. este é o principal festival latino-americano, onde se premia a todos os talentos que existe em outros países".
Artistas renomados como Henrique Iglesias, Shakira, Leandro e Leonardo, também participaram do festival, mas Thalía superou a todos e foi eleita a Rainha de Viña de Mar. Ela não parava de agradecer. "Sempre manifestei que prefiro cantar a atuar, mas isso é maravilhoso. Viver o calor do público, o amor que as pessoas te dão e te cercam. É fantástico!".

1996: Em fevereiro deste ano, transmitem uma semana com o resumo da novela María la del Barrio devido à arritmia cardíaca que Thalía sofreu por excesso de trabalho, isso fez com que as gravações estivessem atrasadas. Ela foi descansar em sua propriedade em Bel Air em los Angeles, California.
Thalía continua promocionando seu disco En Éxtasis, que é sucesso mundial, ganhando platina duplo, disco de ouro, disco de diamante, vários e em vários países. Além disso, já trabalhando em um novo material discográfico, que sairia às lojas no ano seguinte.
Em 3 de maio de 1996, termina María la del Barrio, encerrando a famosa "Trilogia das Marias".

1997: "Ela só falta falar" disse Thalía ao olhar sua estátua de cera que lhe foi feita como prêmio pela melhor trajetória artística, de acordo com os administradores do Museo de Cera Capitalino.
O disco En Éxtasis, com a primeira visita de Thalia ao nosso país, foi lançado em 24 de março daquele ano. Em quinze dias nas lojas, foram vendidas mais de 40.000 unidades e em apenas três meses superou a marca de 180.000 cópias, alcançando o almejado disco de ouro, que Thalía recebeu no programa Domingo Legal em 29 de agosto do mesmo ano, em sua segunda visita ao nosso país (Saiba tudo sobre as visitas de Thalía ao nosso país na seção "Thalía no BrasiL" do nosso site).


As novelas de Thalía dão a volta ao mundo e acabam fazendo-a virar celebridade em lugares que nenhuma outra celebridade mexicana havia chegado, como as Filipinas. Especialmente para os fãs deste país, Thalía grava o CD Nandito Ako, que foi cantado todo em tagalog (idioma local) e inglês.
Thalía ganhou disco de ouro e de platina pelas vendas do disco em tagalog, provando ser fenômeno naquele país.
Os discos da cantora não param por aí: chega às lojas no mesmo ano Amor a la Mexicana, produzido por Emilio Estefan. Thalía gravou canções em português especialmente para fazer a versão brasileira do CD, apesar do disco não ter tido nenhuma divulgação no país. No entanto, a Europa vira prioridade da cantora, que divulga o CD em uma versão especial para a França, entitulado Por Amor.

"Queriam que este disco se chamasse 'Mujer Latina', como é o título de uma das canções, porém, preferi que se chamasse 'Amor a la Mexicana', pois em nenhuma parte do mundo encontramos gente tão amorosa, com muita fé e vontade de viver. Esse é o nosso amor".
Os produtores de filmes logo ficam de olho em todo esse sucesso conseguido pela Thalía em tantas partes do mundo e começam a surgir propostas para o cinema norte-americano. A estrela inicia sua vida cinematográfica gravando a música tema do desenho animado da Fox Anastasia em português e espanhol e dublando as falas da personagem na versão em espanhol (tenha mais informações sobre Thalía no desenho Anastasia clicando em Anastasia no menu ao lado, além disso, tenha informações sobre o desenho acessando o mini site sobre Anastasia que o ThalíaBrasiL preparou).
Thalía vem pela terceira vez ao nosso país a fim de divulgar o filme Anastasia, cantando o tema em programas do SBT, além da avant-premiere, que aconteceu em 1 de dezembro.

1998: Recebemos novamente Thalía no Brasil, mas dessa vez de maneira mais breve: ela veio desfilar no carnaval daquele ano, pela Imperatriz Leopoldinense. Thalía arrasou mais uma vez em sua visita ao nosso país. Todos queriam vê-la desfilando (confira na seção Thalía no Brasil do nosso site a cobertura completa do Carnaval 1998).
Logo depois pinta a oportunidade de contracenar em um filme: Mambo Café (1999), de baixo orçamento. Enquanto gravava a história (1998), em Nova Yorque, Thalía conhece o empresário Tommy Mottola, quem mais tarde se tornaria seu marido (mais informações em Mambo Café no menu ao lado).



De volta às câmeras
No final de 1998, Thalía começa a gravar Rosalinda, sua telenovela mais recente. Conhecida como o "Titanic" das telenovelas, foi a novela mais esperada do século, ela trouxe Thalía de volta ás telenovelas.. A trama foi vendida a inúmeros países logo no início das gravações, apenas por ter Thalía como protagonista, inclusive o Brasil, sendo exibida pela emissora brasileira SBT - SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO em 2001.

1999: Estréia no México a novela Rosalinda e terminam-se as gravações do filme Mambo Café que entra na área de edição.