.::1971 a 1989
_____________________________________________________________________
A infância:
No dia 26 de agosto de 1971, às 20:00hrs, Hospital Español de la Ciudad de México, nasceu Thalía Ariadna Sodi Miranda. É a quinta filha do casal Ernesto Sodi Pallares e Yolanda Miranda Mangé. Thalía viveu toda sua infância e adolescência em uma redidência situada na rua Salvador Díaz Morón, a chamada, Casa de los Perros, porque haviam muitas estátuas de cachorros nos jardins. Thalía era muito travessa: preferia jogar baseball com os garotos ou atirar água nas pessoas a brincar de boneca. Adorava subir em árvores e acertar alvos com seu estilingue, sempre usando jeans, para ficar bem confortável. Seu pique era tão grande que ela preferia a companhia dos meninos a estar do lado das meninas. A mãe Yolanda, preocupada com a educação da filha, a matriculou no Liceo Franco Mexicano, para que Thalía aprendesse francês.
Apesar de ter ótimas recordações dessa época, Thalía não gostava de ter que se levantar cedo para ir estudar. Por isso, sempre chegava tarde, por mais que vivesse na frente da escola, mas sempre que chegava sentava na primeira fila e seus cadernos eram impecáveis.


Nessa escola Thalía conheceu a argentina Cinthia Talgenson, quem foi sua melhor amiga por quase todos os anos do ginásio. As duas eram chegadas a travessuras, e por isso aprontavam mil e uma juntas. A cumplicidade entre Thalía e Cinthia era tão grande que até hoje as duas continuam se falando. Lá também, teve seu primeiro paquera, segundo a própria Thalía, ele se chamava Iñaqui.




Quando Thalía tinha 6 anos de idade, uma tragédia marca sua vida para sempre: seu pai falece vítima de uma doença terminal. Sua mãe, a principio, não contou o que tinha ocorrido. O choque fora demasiado forte para ela. Thalía passou um ano inteiro sem falar. O choque e a tristeza trouxeram problemas à menina, que estava sempre calada. Sua mãe a levou em muitos psicólogos e outros especialistas, mas não adiatou: nada acabava com seu silêncio. Certo dia, depois de muito tempo, enquanto tomava uma sopa, ela perguntou: "Adónde está papá?" (Onde está papai?). Depois disso sua mãe se encheu de alegria, esta, depois de um ano, foi a primeira frase que ela disse: o silêncio fora quebrado; "En el cielo" (No céu), respondeu sua mãe; "Ah", foi tudo que ela disse. A partir daí ela voltou a ser a peralta garota de sempre e não falou mais no assunto.
Mais tarde, já trabalhando como cantora, Thalía fez a canção En Silencio, que conta do difícil período que vivera após a morte de seu pai. Mesmo depois de todo o tempo passado, a estrela mexicana afirma sentir muitas saudades do pai.

Dando os primeiros passos
A primeira vez que Thalía apareceu em frente ao público foi no segundo festival Juguemos a cantar, com 9 anos, no grupo infantil Pac Man, gravando quatro LP's com eles. Mais tarde o nome do grupo se tornou Din Din.
Você pode saber mais informações sobre a carreira de Thalía no grupo Din-Din em "Thalía no Din-Din".
Logo depois, a pequena cantora concursa sozinha em outra eliminatória do Juguemos a cantar e consegue o merecido 3º lugar, com a música Moderna Niña del Rock. O detalhe é que ela mesma fez questão de criar a coreografia e o figurino.

Thalía aproveitou bem a sua adolescência, pelo menos ela acha isso, porque nesse período ela poderia ir a bailes e discotecas, tendo total controle, é claro, do que fazia. Apesar de danadinha, Thalía sempre foi muito responsável para consigo mesma.
Foi com o Timbiriche que Thalía ficou conhecida no México. O convite pintou quando a garota - com 14 anos nessa época - foi a um musical cantado pela cantora Usi Velasco. Lá ela encontrou com a produtora da obra, Julisa e vários membros do Timbiriche, que participavam desse espetáculo. Julisa ofereceu a Thalía uma vaga no show, e ela aceitou!





Luis de Llano, do Timbiriche, perguntou a Thalía se ela gostaria de integrar o grupo oficialmente, pois Sasha, uma ex-integrante, havia abandonado o grupo para seguir carreira solo. Thalía disse que sim! Sem saber estava dando o mais importante passo da carreira, que a levaria à fama. Cantando no Timbiriche, ela aprendeu muitas coisas que depois vieram ajudá-la em sua carreira solo, como o posicionamento no palco. "Foi a partir do Timbiriche que comecei a levar essa carreira de artista mais a sério", relembra a mexicana.
Você pode saber mais informações sobre a carreira de Thalía no grupo Timbiriche em "Thalía no Timbiriche".

Início da carreira na TV
Nessa mesma época, Thalía faz sua estréia no mundo das novelas, com o drama Pobre Señorita Limantur, no papel de Dina. Era um papel pequeno, mas gostaram tanto da atuação dela, que aumentaram a participação de Thalía na novela, isso em 1987, quando tinha dezesseis anos. No mesmo ano, faz seu primeiro papel protagônico em Quinceañera (1987) ao lado de Adela Noriega, tornando-se famosa em todo o país.

Um dia, Thalía e seu deu conta de que seu trabalho no Timbiriche já não a satisfazia por completo. Era o momento de dar um passo adiante sem os seis companheiros, com músicos, coros, estilo musical próprio que pudesse expressar tudo aquilo que queria. Além disso, Thalía estava na gravação de Luz y Sombra, isso estava tomando muito tempo. Luz y Sombra foi a primeira novela que Thalía protaginizou sozinha. Diferente do que muitos afirmam, a novela teve aceitação normal em todo o país. Terminada a novela e já fora do grupo Timbiriche, no mesmo ano (1989), a jovem se dirige a Los Angeles junto a Alfredo Diaz Ordaz, seu produtor musical, e a mãe para ter aulas de canto, inglês, dança e interpretação.